Petit Gateau Funcional com calda de frutas vermelhas

Ingredientes Petit Gateau:

  • 1/4 de xícara de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 1/2 xícara de água ou leite de amêndoas ou de coco
  • 1/2 xícara de açúcar de coco
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó 100%

1/2 xícara de farinha de banana verde1 cs de farinha de amêndoas

Modo de Preparo:

Triture 1 colher de sopa de amêndoas cruas no processador ou liquidificador e reserve. Deixe a linhaça descansar por 5 minutos em 1/2 xícara de água e bata no mixer ou liquidificador. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Unte as forminhas de petit gateau (ou de cupcake) com óleo de coco e leve ao forno já pré-aquecido a 220 graus por 10 minutos ou até conseguir ver uma “moedinha” ainda levemente úmida no centro dos bolinhos (parte ainda não assada). Despeja a calda e sirva quente.

Ingredientes Calda:

  • 1 xícara de frutas vermelhas orgânicas (morango, framboesa, amora, mirtilos…)
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco ou 2 colheres de chá de xilitol ou stévia.

Modo de preparo da Calda:

Deixe a linhaça de molho na água por 15 a 20 minutos até formar um gelzinho. Bata as frutas vermelhas com o gelzinho e o açúcar de coco no mixer e despeje sobre o petit gateau. Hummm

Obs: Caso não tenha mixer, bata uma quantidade maior de sementes de linhaça ainda seca no liquidificador e armazene na geladeira por até 1 semana. Para fazer o gelzinho para a calda, utilize 1 colher de sopa da farinha de linhaça com 2 colheres de sopa de água e bata no liquidificador com as frutas (pode ser que precise de água para ajudar a bater).

A farinha de biomassa e a linhaça auxiliam no funcionamento intestinal melhorando a prisão de ventre, a imunidade e o humor, e ainda tem os antioxidantes do cacau das frutas vermelhas que retardam o envelhecimento e ajudam a dar um pique! A amêndoa é rica em proteínas, cálcio e magnésio, sendo auxiliar no exercício físico e na melhora da serotonina, hormônio da felicidade, reduzindo também a compulsão alimentar. Como o açúcar de coco tem baixo índice glicêmico não induz a picos de glicemia, mantendo a energia por mais tempo, então pode ser consumido no pré ou pós treino ou pode adoçar o seu dia sem culpa!